quinta-feira, 29 de março de 2012

Veneziano manda Fabiano Gomes aprender jornalismo e bate-boca vira baixaria


Áudio do programa Correio Debate do dia 28/03/2012.

O QUE O POVO QUER SABER

SEMANA SANTA

A semana santa que esse será comemorado de 01 a 08 de abril é uma tradição religiosa onde ser celebra a paixão, a Morte e a Ressurreição de cristo, além disso, é sem duvida um dos melhores feriados do ano. O feriado da Semana Santa é aquele que, tradicionalmente, as pessoas mais aproveitam para viajar. Em Manaíra não será muito diferente, os conterrâneos que moram longe aproveitaram o feriado prolongado para visitar seus parentes e amigos e beber muito vinho, bebida tradicional do período cristão. O feriado religioso é um momento de reflexão para a comunidade católica.

CONCURSO DA PREFEITURA DE MANAÍRA

A população da cidade Manaíra aguarda com ansiedade a abertura do edital para a realização do concurso público da prefeitura municipal, que está previsto para os próximos dias. Não ser saber ainda quantas e quais serão as vagas ofertadas, logo só será possível com abertura do edital. Relatos dão conta que está sendo formada a comissão organizadora e depois de formada e ajustados os últimos detalhes se dará início as inscrições.

IGUAL A SAPO...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou por meio da ministra Cármen Lúcia, a Ação cautelar impetrada pelo ex-prefeito de Princesa Isabel, Thiago Pereira (PMDB), para permanecer no mandato até o julgamento final do processo de cassação. Dessa forma, o prefeito interino, Dominguinhos (PSDB), continua no cargo até a realização de novas eleições no município. Em 40 dias deverá ter eleição indireta naquele município onde, possivelmente, será ratificado o nome de Dominguinhos como prefeito que comandará a gestão municipal até dezembro.


DIREITO DE RESPOSTA

O PRP (Partido Republicano Progressista) de Manaíra terá sim candidato a Prefeito além de vários candidatos a vereador. Acreditamos que na próxima lista do TRE, agora para Abril, a situação do companheiro "Cachorrão" possa está resolvida, caso contrario o meu nome estará à disposição do partido. Parabéns pelo Blog Agradece: Eusébio

quarta-feira, 28 de março de 2012

Di Zé pra Zé


Você marcou isto com +1 publicamenAs convenções partidárias são em junho e os governistas ainda não decidiram quem será o candidato do grupo para disputar à prefeitura de Manaíra em outubro. O clima é de indecisão, enquanto a oligarquia que comanda a prefeitura não chega ao consenso sobre quem irá disputar a eleição, Nel (PMN), principal nome da oposição, vem sendo favorecido ganhando terreno na indecisão dos Zes. Aumentado a cada dia as chances de um novo ciclo na política local.

Não se sabe se o atual prefeito Zé Simão (PSDB) irá disputar a reeleição ou abrirá o caminho para o ex-prefeito Zé Souza (PMDB). Especula-se que ambos teriam um suposto acordo político feito na eleição municipal de 2008, quando o então prefeito Zé Sousa abdicou da reeleição para apóia a candidatura do hoje prefeito Zé Simão, para que o tucano, o apóia-se nesta eleição que se avizinha uma espécie de rodízio na administração municipal. Boatos dão conta que em caso da mudança do Simão pelo Sousa na cabeça da chapa, nas eleições desse ano, o candidato a vice continuaria sendo Simão. Dois nomes foram ventilados como postulante a vaga, o da vereadora Cleide Simão e do diretor de transporte Sillas Simão, cunhada e sobrinho do atual prefeito.

Contudo, o prefeito, que é a liderança maior do grupo e quem dar às cartas por lá, nada fala e tudo indica que deixará a decisão para a última hora, assim, restando para o ex-prefeito peemedebista e aqueles que o seguem apenas esperarem, fielmente.

O clima é de calmaria e todo mundo “ta” na moita, calado. Uma coisa é certa, o nome não fugirá do prefeito Zé Simão e o do ex-prefeito Zé Souza. A uma hipótese de racha?? É pouco provável, mas, só nos resta esperar.

..,Você marcou isto com +1 publicamente. 

terça-feira, 27 de março de 2012

BRIGA DE PODERES...

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, na região do Pajeú, mandou fechar as portas da prefeitura municipal e parar todos os serviços alegando não ter caixa para funcionar a estrutura municipal. Pagamentos estão suspensos e serviços essências comprometidos. O impasse se deu por conta da Câmara de Vereadores ter recusado uma solicitação adicional ao orçamento do executivo. Sem essa aprovação, mesmo com recursos em caixa o prefeito fica impedido de gastar um centavo.

Desesperado, o prefeito acaba de informar ao blog por telefone que tentará na justiça uma liminar que permita o executivo honrar os compromissos. O prefeito Fanão (PR) atribui a briga entre os poderes, ao seu irmão que é presidente da Câmara de Vereadores, Metódio (PR). Os dois estão com relações partidárias e familiares estremecidas por conta da disputa eleitoral local. Fanão vai apoiar o atual vice-prefeito para sucedê-lo. Já Metódio defende o nome de um sobrinho como sucessor do irmão.

O presidente da Câmara de Vereadores, Metódio, nega que o impasse tenha cunho político e atribuiu tudo a falta de diálogo do prefeito que é seu irmão. Metódio disse que Fanão quer governar com braço de ferro como se fosse um ditador. O prefeito se defende dizendo que tudo não passa de armação política.

Foi colocada uma faixa preta, como símbolo de luto no prédio da prefeitura. Nela diz que a prefeitura não está funcionando, e o motivo seria a falta de dinheiro. Ainda na faixa constam os nomes dos cinco vereadores que votaram contra o pedido de dotação orçamentária extra solicitada pelo prefeito.

FONTE:
Júnior Duarte

Perigo na estrada

Animais como Bois, cavalos, cachorros e outros são cada vez mais frequentes nas estradas, e acidentes graças à presença deles também. O grande problema da existência de animais nas rodovias são os atropelamentos. Além dos danos ao veículo, o choque pode causar ferimentos sérios no motorista e passageiro.

O problema é sério, e está em todo lugar, contudo, quero chamar a atenção para a estrada que liga Manaíra/Princesa Isabel. É grande a quantidade de animais perambulando e de acidentes ocasionados por conta deles na PB-306, não bastante aqueles animais que vivem vagando pela estrada, há pessoas que cometem o absurdo de criarem animais no acostamento da estrada. É preciso que as autoridades tomem providências cabíveis, como o recolhimento dos bichos, evitando-se, assim a ocorrência de novos acidentes.


Pela Lei, o dono de um animal solto na pista tem responsabilidade sobre ele. Se houver um acidente, ele pode responder a um inquérito. Portanto, caso aconteça um acidente com vítimas, seja por causa de um atropelamento ou porque o motorista tentou desviar do bicho e colidiu com outro veículo ou objeto fixo, quem responde legalmente pelo fato é o proprietário do animal, ou seja, toda responsabilidade recai sobre o dono do bicho.

segunda-feira, 26 de março de 2012

"É Fantástico"

A matéria veiculada ontem a noite, no Fantástico, sobre o não funcionamento e as supostas fraudes nas instalações do serviço gratuito de internet na capital Paraíba, denominada Jampa Digital Foi, sem dúvida a desculpa, uma maneira encontrada, pela globo, para tese acusações contra o Ministro das cidades Aguinaldo Ribeiro, assim ganhar mídia nacional.

"Eu duvido muito que essa reportagem seria produzida se Aguinaldo não fosse Ministro das cidades e não tivesse relacionamento com o fato. Essa globo sensacionalista."

Entenda o caso:

Aguinaldo Ribeiro era secretário de ciência e tecnologia da prefeitura de João pessoa no lançamento do programa Jampa digital, no entanto, ele passou apenas três meses a frente da pasta, quando assumiu a secretaria o processo licitatório já estava realizado e quando saiu não tinha liberado quantia alguma para a empresa citada nas acusações, a Ideia digital que foi acusada pela reportagem de superfaturamento na venda de equipamentos para o programa e que a mesmo não inspira confiança uma vez que um representante da empresa foi flagrado oferecendo propina.

sábado, 24 de março de 2012

COLÔNIA DE PESCADORES DE MANAÍRA É CONTEMPLADA COM O PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL

A proposta do ministério das cidades é que as casas tenham início no município de Manaíra em Junho

Na última Sexta-feira, 23 de Março de 2012, a comunidade rural manairense foi convidada a participar de uma reunião na Escola Cícero Rabêlo Nogueira, tendo como tema principal a construção de casas (no valor de até R$ 25.000,00). O programa diz respeito ao Programa Nacional de Habitação Rural implantado pela Presidenta Dilma.


Na ocasião, o coordenador do projeto na Paraíba, Jobson, falou sobre a necessidade do povo da zona rural no que diz respeito a uma moradia digna. “O povo deve ser tratado com dignidade e respeito, essa meta deve ser a nossa realidade. A miséria na zona rural deve ser tratada com prioridade por todos os governos, o povo precisa saber que mesmo morando distante da cidade é possível ser feliz, dentro das limitações de cada pessoa”. Destacou o coordenador do programa na Paraíba.


Conforme informou o presidente da colônia de pescadores de Manaíra, Zezinho Duarte, apesar de pouco tempo de inauguração essa foi uma grande conquista do povo manairense. Como explica claramente Duarte: “Aqui na há a mão de político, aqui não há a promessa falsa e as mentiras que o nosso povo está acostumado a receber dos políticos locais. Pelo contrário, nesse projeto há muito esforço, força de vontade e seriedade; como vai ser com todos os projetos que passarem em minhas mãos”.


Estiveram presentes no evento o ex-prefeito Nel, O pastor Mimi do Caruá, Damiana do Sítio Areia de Olho D´água, Antonio de Zefa, além de outros líderes comunitários e dezenas de agricultores e não agricultores.

O QUE O POVO QUER SABER

Nel Grava guia partidário

Segundo informações do presidente do PMN de Manaíra e Coordenador do Serra do Teixeira, Nel, Pré-candidato a prefeito de Manaíra pelo PMN, estará em João Pessoa essa semana para gravação de guia partidária. Conforme Dilo é a primeira vez que um pré-candidato manairense faz inserção de gravação de partido na Paraíba. Na oportunidade, Nel se encontrará com a presidente do partido, Lídia Moura e o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo.

Casas Populares

Estão sendo construídas 30 (trinta) casas populares do município de Manaíra nas proximidades do sítio Pau-Ferro. Essas casas são conveniadas com o governo do estado. A expectativa é que elas sejam entregues pelo prefeito constitucional do município no mês de Maio.

Cachorrão desapareceu de Manaíra

O pré-candidato pelo PRB de Manaíra, Zé de Olegário, o Cachorrão, desapareceu do cenário político manairense, depois de ter sua filiação partidaria cancelada pelo TSE, por dupla filiação. Embora sua ausência seja tratada pelo povo com muita desconfiança, seus partidários acreditam que sua ausência será sanada no mês de maio. No entanto, especula-se quer o radialista e blogueiro, Eusébio Rabelo seria o nome a substituir Cachorrão, na disputa ao executivo Manairense pelo PRB.

Diante de tudo o que ocorre hoje na Paraíba, saiba por quê o senador Cássio Cunha Lima não rompe com o governador Ricardo Coutinho


Diante de tudo o que ocorre hoje na Paraíba, saiba por quê o senador Cássio Cunha Lima não rompe com o governador Ricardo Coutinho


Diante de tudo o que ocorre hoje na Paraíba, uma pergunta não cala: Por que Cássio não rompe com Ricardo?

Já há exemplos de reações adversas do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) quando o nome do Governador Ricardo Coutinho (PSB) é citado. Numa delas, mais recentemente, ele nem quis dividir o quarto onde estava internado o pai, Ronaldo Cunha Lima, com o Governador, durante uma visita deste. Preferiu sair para “fumar um cigarro”, conforme relato que um dos presentes fez.

E olhe que nem quero relatar o que teria dito Cássio ao ser informado de que o Governador estava “subindo ao quarto”, como indicou a recepcionista do hospital, pelo interfone. Em outras ocasiões, Cássio nem pediu reservas sobre comentários em relação ao que tem feito Ricardo Coutinho na Paraíba, sobretudo no que se refere a decisões da época em que o tucano governava a Paraíba, a exemplo da decisão de desconhecer os Planos de Cargos, cridos por Cássio e descumpridos por RC.

São muitos os relatos, também, de gente que vê reações de Cássio até em bares e restaurantes. E, é bem provável, até, que alguns relatos já tenham chegado aos ouvidos do Governador...

A verdade é que por bem menos a família Cunha Lima rompeu com José Maranhão – e eu fui testemunha ocular daquela fatídica festa do Clube Campestre – e, agora, Cássio critica duramente o aliado RC fora dos holofotes, mas mantém comentários ‘insossos' quando é perguntado sobre o que acha da postura de RC no governo.

O último deles, inclusive, foi o de dizer que não pode ser contra o que ele próprio criou no governo (os Planos de Cargos), mas que respeita as posições do Governador (o que diabos ele quis dizer, hein?). E, enquanto isso, a Paraíba – e sobretudo seus eleitores mais fiéis – sofrem a agonia de ver o tucano calado diante de tudo o que Ricardo tem feito.

A resposta para a questão levantada no título deste comentário pode estar na eleição de 2012: em toda a Paraíba, Cássio será acionado como principal líder tucano para apoiar seus candidatos, tentando estancar a articulação de Veneziano e Vitalzinho, que querem levar o PMDB a ser o grande vitorioso das eleições municipais, pavimentando um caminho mais tranqüilo para Veneziano disputar o Governo do Estado em 2014.

E, como esta será a primeira eleição que o grupo Cunha Lima vai disputar sem ter consigo uma estrutura de governo, percebe-se o tamanho da preocupação do clã. Se já houve eleição em que os tucanos disputaram contra Veneziano – e perderam – em Campina Grande tendo a seu favor as estruturas do Governo do Estado, Assembléia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de Campina Grande, imagine a preocupação de quem vai para a disputa sem nada nas mãos?

Então, a única saída é “aturar esse governador” como me disse um tucano, recentemente. Em meio a grandes insatisfações, que geram cobranças das mais diversas, Cássio se mantém calado. E, não apenas ele, mas Rômulo Gouveia, Manoel Ludgério, Romero Rodrigues e tantos outros aliados. Só um aqui e outro ali é que resolve se manifestar, como, recentemente, o tucano Inácio Falcão, vereador mais votado de Campina, que ‘detonou' o governador.

Há poucos dias, fui testemunha ocular do constrangimento a que foi submetido o Deputado Federal Romero Rodrigues, pré-candidato tucano em Campina Grande, ao ser perguntado sobre as ações do Governo Ricardo Coutinho na cidade. Depois de nada dizer, Romero teve que escutar do radialista: “O senhor está com medo de defender o Governo em Campina, é?”. Prá que a pergunta? Aí é que o homem gaguejou...

Nessa pisadinha, Zé Gotinha e Cia Ltda. vão ter que suar muito até a campanha para responder as cobranças que são feitas diariamente nas emissoras de rádio e/ou nas ruas, em relação a uma postura a ser adotada pelos aliados de RC em Campina Grande – liderados, a preço de hoje, por Romero Rodrigues, representante tucano para disputar as eleições municipais na Rainha da Borborema.

É dar o ‘Grito do Araticum', como diz o amigo jornalista Juarez Amaral, ou ‘engolir seco' até lá...

PB Agora
Com o Blog de Carlos Magno

sexta-feira, 23 de março de 2012

Couto chama Vitalzinho de bandido e diz que Rui Falcão tem envolvimento com a privataria

Couto marcou entrevista para hoje, mas cancelou para se reunir com aliados


O deputado estadual Luiz Couto (PT) marcou uma entrevista coletiva para ser realizada na manhã desta sexta-feira, 23, mas no lugar da entrevista realizou uma reunião no Sindicato dos Bancários com militantes do seu agrupamento no partido. O jornalista Abrantes Júnior, da rádio 101 FM, conseguiu gravar o áudio da reunião em que o deputado Luiz Couto criticou fortemente o senador Vital do Rego (PMDB), inclusive chamando o peemedebista de bandido. Couto também criticou o presidente nacional do PT e disse que um assessor de Rui Falcão está envolvido com a “privataria” tucana.

Durante a reunião, o deputado Luiz Couto fez severas criticas ao senador Vitalzinho e até ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, que deve vim a Paraíba no próximo domingo para acompanha a definição do PT por candidatura própria.

“... É de ter votado e feito campanha para Vitalzinho. Aquilo é um bandido, um bandido que não pode continuar por que ele tenta fazer com que tudo de bom que acontece para a Paraíba é ele que traz”, disse.

Sobre o presidente nacional do PT, Couto insinua que ele tem ligações com a Privataria Tucana, denuncias feitas contra o governo Fernando Henrique Cardoso. “O Rui Falcão ao invés de vim para a reunião de domingo, deveria ter vindo para aquele debate da quinta-feira, por que os dois capítulos da privataria tucana é ligada a ele também, as coisas que tem lá, era bom que tivessem trazido para explicar aquilo que aconteceu nos dois últimos capitulos da privataria tucana”.

Quando percebeu que a fala do deputado estava sendo gravada, assessores do deputado tentaram tomar o gravador do repórter até tentaram agredir ele e outros jornalistas que estavam cobrindo a reunião. Um dos mais exaltados era o secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de João Pessoal, Lucius Fabianni, que quase chegou as vias de fato com Abrantes Junior. O repórter da Correio, Henrique Lima também foi intimidado por assessores do deputado.

Resposta de Vitalzinho

Em nota, Vitalzinho disse que perdoa o padre. Veja nota:

O Senador Vital do Rêgo lamenta as agressões verbais das quais foi vítima nesta manhã, reproduzidas pela imprensa. O Senador sempre presumiu ter com o Padre Luis Couto o melhor e mais respeitoso relacionamento possível. Vitalzinho aprendeu, com o espírito cristão, a perdoar aqueles que o ofendem.

Assessoria do Senador Vital do Rêgo
Marcos Wéric
WSCOM Online

Saiu edital para 1.521 vagas! Prazo abre na terça, dia 27. Até R$6.883 mensais


Petrobras

Quem tem o sonho de trabalhar na esfera pública federal e, desse modo, ser valorizado profissionalmente, pode construir carreira na Petrobrás, que liberou um concurso nesta quinta-feira, dia 22. A seleção, que se destina para diversos locais do país, tem oferta inicial de 1.521 vagas, sendo 874 para cargos do nível médio (inclusive técnico) e 647 para superior. As inscrições poderão ser feitas entre a próxima terça-feira, dia 27, até 11 de abril, no site da Fundação Cesgranrio, organizadora.

Com lotação no polo nacional, ou seja, em qualquer cidade onde a petrolífera possui instalações, as 647 oportunidades para nível superior são distribuídas para cargos como engenheiro de equipamentos - mecânica (130), administrador (85), engenheiro de processamento (70), engenheiro de petróleo (69), engenheiro de produção (51), engenheiro de equipamentos - elétrica (42) e engenheiro de equipamentos - eletrônica (36).
 
Já as 874 vagas para níveis médio e técnico são distribuídas para polos específicos, da seguinte maneira: Região Sul - 31 (sete em Santa Catarina, 11 no Paraná e 13 no Rio Grande do Sul); Sudeste - 569 (25 em Minas Gerais, 72 no Espírito Santo, 111 em São Paulo e 361 no Rio de Janeiro); Centro-Oeste - 50 (duas em Goiás e 48 no Mato Grosso do Sul); Norte - 36 (quatro no Pará e 32 no Amazonas); e Nordeste - 188 (11 em Alagoas, 13 no Maranhão, 17 no Ceará, 26 em Pernambuco, 27 no Sergipe, 37 no Rio Grande do Norte e 57 na Bahia).

O cargo de técnico de administração e controle júnior, com 90 vagas (uma para Pernambuco, uma para Santa Catarina, uma para o Espírito Santo, uma para o Rio Grande do Norte, uma para o Rio Grande do Sul, uma para São José dos Campos-SP, duas para Alagoas, duas para o Ceará, duas para o Mato Grosso do Sul, duas para Paulínia-SP, duas para São Paulo capital, sete para o Amazonas, nove para a Bahia, 19 para Macaé-RJ e 39 para o Rio de Janeiro capital), é o maior destaque, pois exige apenas nível médio (antigo 2º grau).

Remuneração - Os cargos de nível médio têm rendimentos mínimos de R$1.994,30 (salário básico de R$1.279,11), para inspetor de segurança interna; R$2.403,34 (R$1.541,48), para técnico de administração e controle, técnico de contabilidade e técnico de enfermagem do trabalho; e R$2.896,02 (R$1.857,49), para as outras funções. Já os cargos de graduação garantem remuneração de pelo menos R$6.388,31 (administrador, bibliotecário, economista, médico do trabalho, profissional de comunicação social - relações públicas e psicólogo) e R$6.883,05 (demais cargos). Nesses casos, os salários básicos são de R$4.097,43 e R$4.414,73, respectivamente.
 
A Petrobras, cujo regime de contratação é o celetista, propicia auxílios creche ou acompanhante (somente para empregada) e ensino para filho (pré-escolar e níveis fundamental e médio); complementação educacional (apenas para cargos de nível médio); e assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia.
 
Ainda há Plano de Previdência Complementar (opcional); Programa de Assistência Especial (PAE), destinado aos filhos com deficiência dos empregados; participação nos lucros e/ou resultados; e incentivo ao ensino superior para filhos de funcionários que realizem cursos requisitados nas seleções da estatal voltada para funções de graduação.
 
Inscrição - Ao acessar o site da Fundação Cesgranrio até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 11 de abril, o interessado deverá preencher a ficha e retirar o boleto relativo à taxa, de R$35 (nível médio) ou R$50 (superior), que poderá ser quitado em qualquer banco, até a data de vencimento constante. Aquele que não dispuser de acesso à internet poderá comparecer a um posto com computadores credenciado pela organizadora, durante o período de inscrição. Os locais funcionarão de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 9h às 16h.

Isenção de taxa - Será permitido pedido de isenção de taxa somente nas próximas terça e quarta-feira, dias 27 e 28, dos candidatos que participarem do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pertencerem à família com renda mensal por indivíduo de até meio salário mínimo (equivalente a R$311) ou orçamento total de até três salários mínimos (R$1.866). O resultado das solicitações sairá em 2 de abril.

Etapas - O concurso, que terá validade de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período, abrangerá provas objetiva de Conhecimentos Básicos e Específicos (para todos), discursiva (para advogado júnior) e de capacitação física (para inspetor de segurança interna júnior e técnico de perfuração e poços júnior). As duas primeiras avaliações estão previstas para 6 de maio e, a última, para 9 e 10 de junho.
 
O resultado final está programado para 8 de junho, excetuando para advogado, inspetor de segurança interna e técnico de perfuração e poços, cujos candidatos deverão conhecer a classificação definitiva no dia 25 do mesmo mês.

SERVIÇO
Inscrição: www.cesgranrio.org.br
Postos com computadores: ver anexo IV do edital de abertura

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vereadora do Sertão é flagrada traindo marido


Vereadora do Sertão é flagrada traindo marido

Uma vereadora conhecida popularmente como Socorrinha, do município de Tavares, Sertão da Paraíba, foi flagrada pelo marido, cunhado e também pelo filho em uma situação constrangedora, em pleno ato sexual com um amigo que não teve o nome revelado a imprensa.


Segundo o popular da cidade, o senhor Antônio Filho, muita gente se aglomerou para observar a atitude que o marido tomaria contra a vereadora infiel.

No entanto, para a surpresa de todos a própria Socorrinha, chamou a polícia no local do fato, e pediu para que a PM escoltasse com segurança o amigo que estava com ela até a residência dele na cidade de Juru.

Com relação a atitude do esposo após a saída do amigo, a imprensa ainda não tem informações sobre o que o marido fez com a vereadora infiel.

Ainda segundo a matéria, outro Tavarense era amante de “Socorrinha”.

DIÁRIO DO SERTÃO

 


Advogados de Thiago Pereira garantem que ele volta ao cargo de prefeito




Advogados do prefeito cassado de Princesa Isabel, Thiago Pereira, encontram-se em Brasiliaesperando a decisão do TSE sobre pedido de liminar em recurso interposto nas últimas horas, através da qual esperam reempossar o edil que foi afastado pelo TRE da Paraíba e substituído pelo presidente da Câmara Municipal.

No petitório os advogados alegam que a jurisprudência do próprio TSE é pacífica num ponto: os administradores cassados por infringência ao artigo 41 da Lei 9504-97, somente deixarão o cargo quando transitado em julgado o recurso interposto naquela Corte.

Como o dito recurso somente aportou três dias depois da publicação do acórdão contendo a decisão do TRE, os advogados entendem, com base em antecedentes do Tribunal Superior Eleitoral e envolvendo, inclusive, políticos da Paraíba, que Thiago Pereira deve retornar ao cargo de prefeito e aguardar nele o julgamento final do seu pleito.

Familiares do prefeito transitavam ontem pelo Manaíra Shopping demonstrando uma tranquilidade assustadora, todos acreditando num revestrés dentro das próximas horas.
                

Concursados da PM protestam no Recife

 

Aprovados em concurso realizado em 2009 querem contratação imediata

Foto: Paulo Uchoa/LeiaJá Imagem Manifestantes cobram resposta do governador Eduardo Campos

Manifestantes, aprovados no concurso de 2009 para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PM), fazem protesto, nesta manhã de quarta-feira (21), em frente à Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), onde ocorre evento de formatura de sargentos do Corpo de Bombeiro de PE, no auditório da empresa, com a presença do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Eles querem contratação imediata.

Segundo a assessoria do secretário, o evento deve terminar no final da manhã e os manifestantes que vieram, inclusive, da Bahia, Ceará, Alagoas e Paraíba, não ficarão sem retorno. No local, eles aguardaram a saída do secretário. Damázio saiu do evento, conversou com os manifestantes mas não prometeu nada de concreto. Disse que, no momento, o governo não tem recursos para efetivar a contratação.

Os mais de 100 participantes do protesto cobram, com faixas, providências do governador - “Governador Eduardo Campos, os 1612 reservas aptos do concurso da PM 2009, querem uma resposta sobre a convocação”.

terça-feira, 20 de março de 2012

SERRA TALHADA TERÁ ESCOLA TÉCNICA FEDERAL - IFPE

Na manhã desta segunda-feira (19) a Prefeitura de Serra Talhada fez a doação de um terreno de 62 hectares para a construção de um novo campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE - Campus Serra Talhada). O ato administrativo aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do Reitor do IF Sertão-PE - Sebastião Rildo Fernandes Diniz.

O terreno doado pela prefeitura de Serra Talhada fica às margens da PE 320 - próximo ao clube da Tupan Construções – e o empreendimento faz parte da política do Governo Federal em expandir, para o interior do Brasil, os Institutos Federais – denominados, num passado não muito distante, de CEFETs ou de Escolas Técnicas Federais.

Além dos cursos de Técnico em Logística, Eletrotécnica e Técnico em Refrigeração, o Instituto Federal vai oferecer também os cursos de Engenharia Civil e graduação em Física. Previsto para funcionar em 2013, o Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE abrirá novas oportunidade para os estudantes de Serra Talhada e cidades vizinhas

PoR Givanilson Magalhães

segunda-feira, 19 de março de 2012

Igreja Católica de Manaíra realiza campanha para arrecadar dinheiro de cirurgia de criança

A igreja católica de Manaíra realiza campanha solidária para arrecadar recursos e pagar uma cirurgia de emergência de retirada de nódulos na garganta de uma criança de 10 anos, trata-se do pequeno OZILÂNDIO SERAFIM DINIZ filho de Aloísio e Damiana os mesmos residem no Sitio Areias de Olho d´Água, o valor da cirurgia é 4 mil reais e o pároco Frei Celso pede encarecidamente a ajuda dos  fies e de  toda  sociedade.

Procure a secretária paroquial e deixe sua contribuição, se você mora fora de Manaíra entre em contato no telefone 83 3458 1027 e saiba como fazer sua doação. As doações poderam ser feitas até sexta - feira dia 23 de Março. 

Manaíra Notícia

domingo, 18 de março de 2012

Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF).

Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

Apesar da determinação da lei, os dados referentes ao exercício fiscal de 2010 de 297 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes.

A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Outra importante característica é sua metodologia, que permite tanto comparação relativa quanto absoluta. Ou seja, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos, o que torna possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Quase todos os municípios da paraíba (94,3%) apresentaram situação fiscal difícil ou crítica (conceito C ou D) segundo pior resultado entre os estados brasileiros, melhor apenas que alagoas. para ser ter uma ideia da situação, dos 211 municípios paraibanos, 92 figuram entre os 500 piores do brasil no IFGF, ou seja, quase metade (43%). Nenhum município paraibano apresentou excelência na gestão fiscal (conceito A)

Manaíra ser coloca entre os melhores da Paraíba, com conceito B, com media 0,6211, em se tratando de gestão fiscal, onde ser coloca em sétimo lugar em todo estado. foram avaliados Receita propria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. Veja os índices de Manaíra.

tabela dos 10 melhores resultado da Paraíba

Ranking
PB
Ranking
Brasil
População
Município
IFGF
330°
4.812
Cantigueira
0, 7429
339°
2.420
São Domingos do cariri
0, 7327
630°
3.557
Cacimba de Areia
0, 7071
825°
16.060
Sumé
0, 6894
1315°
5.530
Aguiar
0, 6455
1524°
5.749
Camaláu
0, 6284
1620°
10.759
Manaíra
0, 6211
1650°
6.814
Cacimbas
0, 6191
1746°
15.149
Coremas
0, 6118
10°
1856°
4.900
Damião
0, 6064

por sua vez, João Pessoa conquistou o 11° lugar estaudal, 19° entre as capitais e o 1.865° entre os municípios brasileiros. Como o restante dos municípios do estado, o maior problema que a capital enfrenta é a baixa liquidez de seu orçamento.

Tabela dos 10 piores da Paraíba

Ranking
PB
Ranking
Brasil
População
Município
IFG
202°
5247°
4.760
São José de espinharas
0, 1307
203°
5249°
13.872
São Gurunhém
0, 1303
204°
5250°
3.033
Cajazeirinhas
0, 1299
205°
5251°
9.449
Água Branca
0, 1286
206°
5252°
16.997
Itapororoca
0, 1280
207°
1523°
6.202
Cuité deMamanguape
0, 1262
208°
5256°
5.331
Santana de Mangueira
0, 1220
209°
5259°
18.363
Conceição
0, 1149
210°
5260°
7.370
Lagoa de Dentro
0, 1073
211°
5262°
14.153
Teixeira
0, 1001

 Sertão Evento com Firjan